quarta-feira, 10 de junho de 2009

Curso Uso Integrado Pedro Gomes

Os cursitas fizeram durante o curso uma apresentação multimídia no Powerpoint. Em seguida usaram o programinha E.M PowerPoint vídeo Converter e transformaram a apresentação em vídeo, que depois foi postado no Youtube. Uma atividade legal que pode ser desevolvida com os alunos e, é uma maneira fácil de publicar apresentações nos blogs.

Veja o vídeo da Marisete Ferreira Dias e da Vilma Correia de Oliveira


O vídeo da Simone Ferras:

Vídeo dos cursitas Deize E. de Araújo e Adriano j. de Oliveira


segunda-feira, 8 de junho de 2009

Educa Tube


O Educa Tube é um espaço que, segundo o editor José Roig, visa divulgar vídeos e material diverso que possa ser utilizados por educadores no meio escolar, bem como divulgar a produção de educadores e alunos.

As informações disponíveis na rede são tantas que por vezes acabamos não encontrando o material de que necessitamos. Achei bacana a ideia de estar reunindo vídeos com caráter educacional, os quais poderão ser utilizados pelos educadores dentro de suas respectivas disciplinas. José Roig, como parceiro exibidor do Porta Curtas Petrobras também vem disponibilizando os vídeos desse acervo, com material riquíssimo para se trabalhar

quarta-feira, 3 de junho de 2009

NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

"O desafio de aprender com os alunos é algo tão dialogicamente defendido pelo nosso saudoso Paulo Freire que ele antevia "o de sempre" para nós professores: "não há docência sem discência"!

Nos nossos tempos modernos, em que mudanças vertiginosas estão ocorrendo, mais importante que Aprender a Aprender é Aprender a Desaprender. Só que aprender a desaprender é bem mais difícil. Crenças depois de estabelecidas, não podem mais ser apagadas, só enfraquecidas.

O educador precisa acompanhar a evolução tecnológica, para que o processo-ensino-aprendizagem ocorra de forma eficaz. Configura-se que na escola moderna, Aluno aprende com Professor; Professor aprende com Aluno; Aluno aprende com Aluno (este último tem ganhado grande espaço no contexto educacional, quando se trata de Aprendizagem por Projetos) e professor aprende com professor.

É preciso que os professores estejam acompanhando essa nova era de inovações, que repensem suas práticas pedagógicas, precisam perder o medo de errar, de não saber, deixar de querer ser o dono do saber e superior ao seu aluno, seu papel é de colaborador, de criar oportunidades para seus alunos, pois havendo uma troca recíproca facilitará a aprendizagem. A escola precisa deixar de ser a transmissora de informações, propiciando um ambiente de aprendizagem para a construção do conhecimento.

O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante. Também coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos, transformando informação em conhecimento e conhecimento em saber, em vida, em sabedoria, o conhecimento com ética.


Leia também:

Esse é só para divertir!