domingo, 30 de março de 2008

Internet na Escola

A Internet na escola tem sua primeira utilização como fonte de pesquisa, mas as redes de comunicação estão mudando este paradigma e novos ambientes surgem, modificando e ampliando o processo de ensino aprendizagem deixando de ser apenas repositório de informação, potencializando as relações sociais, a comunicação e a colaboração, permitindo a autoria e co-autoria por alunos e professores, a troca de informação e o desenvolvimento da autonomia.Os chamados softwares sociais como os blogs, wikis, editores de textos on line, podcasts, sites onde se pode publicar e compartilhar vídeos e imagens são exemplos destes aplicativos disponibilizados gratuitamente e que, a princípio, não foram concebidos para uso pedagógico, mas que podem ser utilizados pelos professores em projetos escolares.
Graças à Internet, o acesso à informação e à comunicação ocorrem de maneira rápida e custo cada vez mais baixo. Os jovens de hoje estão mais atualizados, informados e interessados nos avanços tecnológicos. A escola não pode ficar à margem desta realidade, repetindo apenas os modelos tradicionais de transmissão de conteúdos. Os trabalhos colaborativos em ambientes virtuais podem tornar o processo educacional mais dinâmico e eficaz, possibilitando ao aluno traçar seu próprio caminho de aprendizagem através da interação com estudantes de outras localidades, uma vez que sua produção está à disposição de todos, acessível a qualquer momento e em qualquer parte do planeta
Oficina de Blog com os alunos:
Conversar sobre os blogs?
- O que são
- Para que servem
- Como são utilizados
Descobrir algumas informações sobre Blogs através da pesquisa e leitura.
Ä Visitar alguns blogs interessantes.

http://oficinadoblog.weblogger.terra.com.br/
Blog da Sintian com dicas para fazer o seu blog

http://vidassecascolbachini.zip.net/
Excelente blog de uma professora de português para trabalhar com os alunos do ensino fundamental.

http://fatimafrancohistorinhas.weblogger.terra.com.br/index.htm
Maravilhoso blog de uma professora para trabalhar com os pequeninos do ensino fundamental

http://aprendente.blogspot.com/
Blog com diversas discussões sobre o uso das TICs na educação

http://trocandoletras.zip.net/
Blog de duas professoras que publicam suas atividades

Para outros links, clique aqui.
CRIANDO SEU BLOG
A partir do tema de interesse de cada um, criar um blog pessoal, utilizando o Weblogger. Publique alguns textos, algumas imagens, tente colocar seus textos em negrito, itálico, etc... Explore as ferramentas de texto disponíveis.
Você sabe como editar seu blog novamente? Vamos lá!
Que tal modificar o visual do seu blog? Vamos mexer no template, editar seu perfil, etc...
Agora vamos visitar os blogs criados hoje e deixar nossos comentários:
ENFEITANDO SEU BLOG
Você já tem o seu blog, certo? Agora acesse-o através do Weblogger.
Que tal publicar alguma coisa no seu blog: um relato desta experiência, como você está se sentindo neste momento, uma frase ou pensamento,... Dê asas a sua imaginação!

Chegou a hora de modificar o visual do seu blog? Vamos mexer no template, editar seu perfil, etc... Tem um passo-a-passo prontinho para você. Mas não deixe de visitar os links na seção “Faça seu blog”. Lá você vai encontrar todas as dicas necessárias!

Um comentário:

Sandra Augusta disse...

A Internet propicia a troca de experiências, de materias, as trocas pessoais, tanto de quem está perto como longe geograficamente. Pode ajudar o professor a preparar melhor sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificaro processo de avaliação e de cominicação com o aluno e com os colegas.
Precisamos despertar a consciência e a importância em se utilizar esse recurso adequadamente na escola e os benefícios que a Internet pode trazer no processo de ensino-aprendizagem. A informática necessita interagir com a educação para que se transponham as fronteiras do "educar convencional". Algo capaz de propiciar ao educando uma maior eficiência na construção do seu conhecimento. Como também, em benefício do educador, capaz de transformar uma aula meramente expositiva em interativa, dinâmica, gostosa de participar propícia à troca de resultados.